Notícias

EUA sancionam esposa de Alexandre de Moraes em retaliação a condenação de Bolsonaro

Por Redação 22/09/2025 12h12
EUA sancionam esposa de Alexandre de Moraes em retaliação a condenação de Bolsonaro
Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes - Foto: Reprodução

O governo dos Estados Unidos, sob Donald Trump, sancionou nesta segunda-feira (22) Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A medida foi tomada com base na Lei Magnitsky, usada para punir estrangeiros acusados de violações de direitos humanos ou corrupção.

Com a sanção, todos os bens que Viviane eventualmente possua nos EUA foram congelados, e ela fica proibida de realizar transações com cidadãos ou empresas americanas. O escritório de advocacia do qual ela é sócia, o Lex Instituto de Estudos Jurídicos, também foi alvo das sanções.

Esta é uma ação direta de retaliação do governo Trump contra o ministro Alexandre de Moraes, que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump, a 27 anos de prisão por golpe de Estado em agosto. O próprio ministro já havia sido sancionado pelos EUA em julho.

Além das sanções, o governo Trump também revogou os vistos americanos do advogado-geral da União, Jorge Messias, e de outras cinco autoridades do Judiciário brasileiro. As medidas representam uma escalada na tensão entre os dois países.