Notícias
Operação investiga empresas de Alagoas por fraude na importação de combustíveis
Uma operação deflagrada pela Receita Federal nesta sexta-feira (19) investiga onze empresas em cinco estados, incluindo Alagoas, por suspeitas de fraudes na importação e comercialização de combustíveis, petróleo e derivados. A ação, batizada de "Operação Cadeia de Carbono", tem como objetivo combater crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal.
Além de Alagoas, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Paraíba, Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com os investigadores, as empresas alagoanas sob suspeita podem ter um papel importante na cadeia logística e financeira das operações fraudulentas.
As investigações apontam que os estabelecimentos investigados movimentaram valores milionários, mas possuem pouca ou nenhuma estrutura operacional e capacidade financeira compatível com o volume de importações declaradas. A operação mira empresas que atuariam como "fachadas", usando laranjas e estruturas contratuais complexas para ocultar os verdadeiros responsáveis pelas importações e pela movimentação financeira.

