Notícias

Brasil compra navio de guerra do Reino Unido e fecha acordo para produção de armamento

Por Redação 12/09/2025 14h02
Brasil compra navio de guerra do Reino Unido e fecha acordo para produção de armamento
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

O Brasil deu importantes passos para modernizar suas Forças Armadas nesta semana, fechando dois acordos com o Reino Unido. Os anúncios foram feitos em Londres, reforçando a parceria estratégica entre os dois países.


Na quinta-feira (11), o Exército Brasileiro assinou uma declaração de intenções com a empresa britânica BAE Systems. O acordo prevê a produção, no Brasil, do obuseiro leve L119, de calibre 105 mm. A fabricação será realizada no Arsenal de Guerra de São Paulo. Trata-se de uma peça de artilharia moderna, conhecida por sua grande mobilidade e facilidade de transporte em caminhões, diferentemente dos modelos tradicionais, mais pesados. Este mesmo equipamento já está em uso no conflito da Ucrânia.


Paralelamente, na quarta-feira (10), a Marinha do Brasil assinou o contrato para a aquisição do navio de guerra HMS Bulwark, da Marinha Real Britânica. O valor da transação não foi divulgado. Com 170 metros de comprimento, o navio é versátil e pode atuar em missões anfíbias e humanitárias. Sua capacidade inclui o transporte de tropas, veículos, suprimentos e até hospitais de campanha, o que deve significar um significativo reforço na capacidade operacional e de resposta a emergências do país.


As medidas representam um avanço na atualização e no fortalecimento da defesa nacional.