Notícias

Órgãos captados no HGE ajudarão a salvar cinco vidas

Central de Transplantes alerta que quase 600 pessoas estão na lista de espera por doadores

Por Agência Alagoas 05/09/2025 17h05
Órgãos captados no HGE ajudarão a salvar cinco vidas
. - Foto: Reprodução

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, captou, nesta sexta-feira (5), órgãos humanos que ajudarão a salvar a vida de mais cinco pessoas que estão na lista de espera pelo transplante. O procedimento de captação dos rins, córneas e fígado foi realizado a partir da mobilização da Central de Transplantes de Alagoas e Organização de Procura de Órgãos (OPO), que este mês reforçam as ações de sensibilização, conscientização e qualificação motivados pela campanha Setembro Verde.



O doador é um homem de 55 anos, diagnosticado com morte encefálica após sofrer uma agressão por arma de fogo. Desde a sua admissão, as equipes multidisciplinares tentaram salvar a sua vida, mas não conseguiram reverter a gravidade do ferimento. Com a morte encefálica diagnosticada, os familiares decidiram pela doação de seus órgãos, que, segundo eles, representava a vontade do ente querido.



“Tomamos essa decisão porque sabemos da grande importância da doação de órgãos, pois existem outras pessoas que precisam desses órgãos para poder sobreviver e viabilizar uma qualidade de vida para eles. O meu irmão era uma pessoa muito boa, de coração bom, gostava de ajudar as pessoas e eu sei que essa seria a decisão dele se pudesse se comunicar”, afirmou Márcia Ferreira, irmã do doador.