Notícias

Governo de Alagoas inaugura no Aeroporto sala multissensorial para acolher passageiros com TEA

Espaço de acessibilidade no embarque e conexões foi inaugurado pelo Governo de AL e Ministério de Portos e Aeroportos

Por Agência Alagoas 02/09/2025 14h02 - Atualizado em 02/09/2025 14h02
Governo de Alagoas inaugura no Aeroporto sala multissensorial para acolher passageiros com TEA
Solenidade foi comandada pelo ministro Silvio Costa e pela secretária Tereza Nelma - Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas e o Ministério de Portos e Aeroportos entregaram, nesta segunda-feira (1º), uma sala multissensorial no Aeroporto Zumbi dos Palmares. O espaço fica localizado na área de embarque internacional e tem como objetivo acolher passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo conforto para quem embarca ou realiza conexões dentro do aeroporto. A solenidade contou com a presença do ministro Silvio Costa.

O ambiente funcionará 24 horas e possui iluminação suave, pontos de luz, som ambiente, almofadas, espelhos, elementos táteis, painéis de atividades com recursos interativos e uma área que reproduz uma aeronave, com assentos e cintos de segurança, ajudando os passageiros a se familiarizarem com a experiência de voo. No local, é possível controlar todos os aspectos da sala por meio de um tablet, proporcionando um momento personalizado ao usuário.

O governador Paulo Dantas foi representado, na solenidade, pela secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, que destacou a importância do espaço.

“Esse espaço vai acolher crianças, jovens, adultos ou idosos com condições neurodivergentes, que encontrarão um ambiente preparado. Teremos recursos sensoriais, como a experiência de assentos semelhantes aos de um avião, permitindo adaptação ao ambiente antes do embarque. Se houver crises ou situações de desconforto, há uma sala de contenção para oferecer tranquilidade e segurança. Esse projeto vai beneficiar tanto o embarque doméstico quanto o internacional, fortalecendo o compromisso do aeroporto como espaço acessível”, destaca Tereza Nelma.