Notícias

Google alerta bilhões de usuários do Gmail após ataque haker

Google recomenda que troque sua senha para evitar riscos

Por Redação 30/08/2025 13h01
Google alerta bilhões de usuários do Gmail após ataque haker
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

O Google emitiu um alerta de segurança urgente recomendando que todos os usuários do Gmail — cerca de 2,5 bilhões de pessoas — troquem suas senhas e reforcem as medidas de proteção de suas contas.

O aviso foi motivado por uma série de ataques cibernéticos sofisticados que exploraram dados vazados em uma violação ocorrida na plataforma de nuvem da Salesforce, empresa parceira do Google. Embora os sistemas do Gmail não tenham sido invadidos diretamente, criminosos estão usando informações básicas — como nomes e endereços de e-mail — para aplicar golpes de phishing e vishing (fraudes por chamada telefônica).

De acordo com o grupo de inteligência de ameaças do Google, indícios do problema surgiram em junho de 2025. Hackers ligados ao grupo ShinyHunters passaram a se passar por equipes de suporte técnico para enganar usuários e roubar senhas e códigos de autenticação. Alguns ataques já resultaram em acessos não autorizados e casos de extorsão.

A empresa orienta que todos os usuários:

· Troquem suas senhas imediatamente;
· Ativem a autenticação de dois fatores;
· Desconfiem de mensagens ou ligações suspeitas;
· Verifiquem a atividade recente da conta.

O Google reforça que não houve invasão em seus servidores, mas alerta que o uso de senhas antigas ou repetidas em vários serviços aumenta significativamente o risco de ataques.

Com informações do Google Threat Intelligence Group (TAG).