Notícias

Operação combate esquema de notas fiscais falsas em Alagoas

Por Redação 13/08/2025 10h10
Operação combate esquema de notas fiscais falsas em Alagoas
Operação - Foto: Reprodução

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) realizou nesta quarta-feira (13) a Operação LUX, com o objetivo de desarticular um esquema de emissão de notas fiscais falsas que causou um prejuízo estimado em R$ 150 milhões. A ação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf) e contou com o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Maceió e Pilar.

Ao todo, 12 pessoas físicas e 14 empresas estão sendo investigadas por suspeita de envolvimento na emissão de milhares de notas fiscais falsas. O esquema, segundo as investigações, envolvia um grupo econômico sediado em Alagoas e movimentou valores milionários. A operação foi autorizada pela 17ª Vara Criminal da Capital, que é especializada no combate ao crime organizado.

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL) também participou das apurações, que revelaram a complexidade do esquema, envolvendo crimes tributários e lavagem de bens. A operação marca um passo importante no combate a fraudes fiscais no estado.