Notícias

Grupo de parlamentares tenta desmoralizar presidente da Câmara durante protesto no plenário

Por Redação 07/08/2025 07h07
Grupo de parlamentares tenta desmoralizar presidente da Câmara durante protesto no plenário
Grupo de parlamentares tenta desmoralizar presidente da Câmara durante protesto no plenário - Foto: .

Um grupo de deputados ocupou o plenário da Câmara dos Deputados e tentou impedir o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), de assumir a cadeira da Presidência durante a sessão da noite desta quarta-feira (6). O ato faz parte de um protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ocupação começou na terça-feira (5) e se estendeu à Mesa Diretora da Câmara e do Senado. Os parlamentares envolvidos na manifestação alegam que a decisão contra Bolsonaro representa um ataque à democracia e pedem a revogação da medida. Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado e, caso seja condenado, pode pegar até 44 anos de prisão.

Na quarta-feira, Hugo Motta foi recebido com resistência ao tentar abrir a sessão. O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), que já estava sentado à mesa, chegou a bloquear o acesso do presidente da Câmara à cadeira da Presidência. Após um momento de tensão e um rápido diálogo, Van Hattem recuou, e Motta conseguiu ocupar seu lugar, dando início à sessão.

O episódio foi interpretado por aliados de Motta como uma tentativa de desmoralizar a condução da Câmara e criar constrangimento institucional. A situação evidencia o ambiente de acirramento político dentro do Congresso diante dos desdobramentos judiciais envolvendo o ex-presidente da República.