Notícias

Canadá quer retomar negociações comerciais com o Mercosul em busca de reduzir dependência comercial com EUA

Por Redação 18/07/2025 17h05
Canadá quer retomar negociações comerciais com o Mercosul em busca de reduzir dependência comercial com EUA
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

O Canadá demonstrou interesse em retomar e avançar nas negociações comerciais com o Mercosul, buscando reduzir sua dependência econômica dos Estados Unidos. De acordo com o ministro do Comércio Exterior canadense, Maninder Sidhu, há disposição política de ambos os lados para retomar o diálogo. Sidhu revelou que já conversou com o chanceler brasileiro sobre o assunto, reforçando que a diversificação de parceiros comerciais é uma prioridade para o governo canadense.

Enquanto o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, negocia com o presidente dos EUA, Donald Trump, um novo acordo até 1º de agosto — que pode reduzir tarifas sobre produtos canadenses —, o país também busca expandir suas parcerias internacionais. Em 2024, o comércio entre Canadá e EUA superou 1 trilhão de dólares canadenses (cerca de US$ 727 bilhões), mas as autoridades canadenses veem riscos nessa alta dependência de um único parceiro.

Em abril, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva já havia expressado o interesse do Brasil em retomar as negociações entre o Mercosul e o Canadá. O bloco sul-americano, formado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, já teve conversas anteriores com os canadenses, sem resultados concretos. Agora, diante das mudanças no cenário geopolítico e econômico, ambos os lados estão mais dispostos a concretizar um acordo.