Notícias

Bolsonaro afirma que Pix foi sua criação e se oferece para negociar com Trump

Por Redação 17/07/2025 14h02
Bolsonaro afirma que Pix foi sua criação e se oferece para negociar com Trump
Ex-presidente Jair Messias Bolsonaro - Foto: Ton Molina

Nesta quinta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro declarou que o sistema de pagamentos Pix foi uma criação sua. Ele também sugeriu que a investigação comercial dos Estados Unidos contra o Brasil poderia estar relacionada ao impacto financeiro causado pelo Pix e se colocou à disposição para negociar com o ex-presidente americano Donald Trump e resolver o conflito tarifário entre os dois países.

Bolsonaro afirmou: "Antes do Pix, você tinha um cartão. Os bancos perderam mais de R$ 20 bilhões comigo, com o Pix, TED e DOC. E eu não taxei o Pix. O Pix tem nome: Jair Bolsonaro." No entanto, verificações de fatos mostram que o Pix começou a ser planejado ainda no governo de Michel Temer, em 2018, e foi lançado em novembro de 2020, durante o mandato de Bolsonaro. Em 2020, ele chegou a demonstrar desconhecimento sobre o sistema, confundindo-o com algo relacionado à aviação civil.

O ex-presidente também expressou confiança em sua capacidade de influenciar Trump para barrar as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. "Acho que teria sucesso em uma audiência com o presidente Trump. Estou à disposição", disse.

Além disso, Bolsonaro mencionou que seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), está nos EUA desde março tentando articular sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. A licença parlamentar de Eduardo termina no domingo (20), e ele afirmou que abrirá mão do mandato caso permaneça nos Estados Unidos.

Enquanto isso, Bolsonaro segue com seu passaporte retido desde fevereiro de 2024, após operação da PF relacionada à investigação sobre suposta tentativa de golpe de Estado.