Notícias

Governo Lula deve lançar decreto para retaliação ao tarifaço dos EUA até terça-feira

Por Redação 13/07/2025 14h02
Governo Lula deve lançar decreto para retaliação ao tarifaço dos EUA até terça-feira
Vice-presidente Geraldo Alckmin também indicou que o governo continuará buscando reverter o tarifaço de Trump e acionará a OMC - Foto: .

Neste domingo (13/7), após participar da inauguração do viaduto em Francisco Morato (SP), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) informou que o governo federal deve lançar até terça-feira (15) o decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade Econômica. Com isso, o Brasil poderá adotar medidas proporcionais ao aumento de 50% nas tarifas imposto pelos Estados Unidos.

“O Congresso aprovou uma lei que diz: ‘o que tarifar lá, tarifa aqui’. Ela inclui barreiras tarifárias e não tarifárias, mas ainda precisa ser regulamentada. Essa regulamentação será feita por decreto e deve sair amanhã ou terça-feira”, declarou Alckmin.

O governo Lula avalia a taxação americana como “inadequada” e prepara uma resposta que inclui também um possível recurso à Organização Mundial do Comércio (OMC). Um grupo de trabalho foi criado para estudar alternativas, ouvir o setor privado e analisar os impactos da medida dos EUA.

“Temos 200 anos de amizade com os Estados Unidos, não justifica essa taxação. A economia precisa de estabilidade e previsibilidade, e é isso que vamos buscar”, concluiu o vice-presidente.