Notícias
Lula diz que Bolsonaro mandou filho aos EUA pedir a Trump para 'salvar' o ex-presidente e 'ameaçar' governo com taxas

Em um evento em Linhares (ES), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Jair Bolsonaro enviou seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), aos Estados Unidos para pedir a Donald Trump que interferisse em seu julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Lula sugeriu que a ameaça de taxação de produtos brasileiros anunciada por Trump seria uma retaliação caso Bolsonaro não fosse "liberado".
Na última quarta-feira (9), Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, alegando um déficit comercial com o Brasil — informação que Lula contestou, citando um déficit histórico brasileiro de US$ 410 bilhões em 15 anos. O petista afirmou que, se necessário, o Brasil retaliará com medidas equivalentes.
Lula criticou a forma como Trump comunicou a medida, por meio de redes sociais, e ironizou o pedido de ajuda de Eduardo Bolsonaro: "Trump, pelo amor de Deus, salva meu pai". O presidente reforçou que buscará resolver a questão por meio de negociações, mas manterá a reciprocidade caso as tratativas fracassem.
O evento também marcou a apresentação de um novo acordo para indenizar vítimas do rompimento da barragem de Fundão (MG), em 2015.