Notícias
Operação em presídios de Alagoas apreende 15 celulares, fones drogas

Nesta semana, uma operação realizada em presídios de Alagoas resultou na apreensão de diversos itens ilegais. A ação, liderada pela Polícia Penal com apoio do BOPE, teve como objetivo combater a comunicação clandestina e o tráfico de drogas dentro das unidades prisionais.
Durante as revistas nas celas da Casa de Detenção de Maceió, conhecida como Cadeião, foram encontrados 15 celulares, 17 carregadores, fones de ouvido, serras, pequenas quantidades de cocaína e até televisores, todos escondidos pelos detentos. De acordo com os agentes, os celulares são usados para manter contato com o crime organizado fora dos presídios e até para comandar atividades criminosas de dentro da prisão. Já as drogas e objetos cortantes representam uma ameaça à segurança e à ordem no ambiente carcerário.
A operação faz parte da Operação Mute, uma iniciativa nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais e pelo Ministério da Justiça, que busca enfraquecer as facções criminosas atuantes no sistema prisional. Todos os materiais apreendidos serão enviados para perícia, e os presos envolvidos poderão enfrentar processos disciplinares.
A Secretaria de Ressocialização informou que novas ações estão previstas para os próximos dias, com o intuito de reforçar o controle e a segurança nas unidades prisionais.