Notícias

Senadores Alagoanos votam a favor de ampliar número de deputados; Alagoas mantém 9 vagas

Por Redação 27/06/2025 10h10
Senadores Alagoanos votam a favor de ampliar número de deputados; Alagoas mantém 9 vagas
Senadores alagoanos aprovam projeto - Foto: Internet/Reprodução

Os três senadores de Alagoas — Eudócia Caldas (PL), Fernando Farias (MDB) e Renan Calheiros (MDB) — votaram a favor do projeto que amplia o número de deputados federais de 513 para 531 a partir das eleições de 2026. A proposta, conhecida como PLP 177/2023, foi aprovada pelo Senado nesta quarta-feira (25), com 41 votos a favor e 33 contra. Agora, o texto segue para nova análise na Câmara dos Deputados.


Estados beneficiados

O projeto busca adequar o número de deputados de cada estado conforme o tamanho da população. Algumas unidades da federação vão ganhar cadeiras na Câmara:


Pará e Santa Catarina: +4 deputados cada

Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Norte: +2 cada

Ceará, Goiás, Minas Gerais e Paraná: +1 cada


Alagoas, por outro lado, manterá as atuais 9 vagas.



Discussão sobre gastos

O relator Marcelo Castro (MDB-PI) defendeu que a proposta não gera custos adicionais: “Não haverá impacto orçamentário”, afirmou. Já senadores contrários, como Eduardo Girão (Novo-CE), alertam que o aumento pode acarretar gastos extras de até R$ 150 milhões por ano com estrutura e pessoal.

A proposta precisa ser aprovada pela Câmara até 30 de junho, prazo determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Caso avance, o Congresso passará de 594 para 612 parlamentares.