Notícias

Brasileiros são resgatados após nevasca no Chile

Por Redação 27/06/2025 09h09
Brasileiros são resgatados após nevasca no Chile
Resgatados chegando - Foto: Reprodução

Pelo menos 59 pessoas, incluindo 19 brasileiros, foram resgatadas após ficarem presas por 24 horas em uma rodovia no deserto do Atacama, no Chile, devido a uma forte nevasca. O incidente ocorreu a mais de 4,2 mil metros de altitude, e o grupo passou a madrugada de quinta-feira (26/6) dentro de veículos parados na estrada. O resgate durou cerca de 12 horas.

Segundo o governo de San Pedro de Atacama, as vítimas estavam próximas ao Passo Internacional de Jama. Entre os veículos afetados estavam oito caminhões, três carros particulares — alguns sem registro inicial — e um ônibus que transportava os turistas brasileiros. Todos foram evacuados para o complexo Hito Cajón antes de seguirem para San Pedro de Atacama.

O prefeito Justo Zuleta Santander confirmou o sucesso da operação, mas alertou que ainda pode haver casos não relatados. O incidente foi registrado pelo Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) da região de Arica e Parinacota.

A nevasca causou o deslizamento de um ônibus na estrada coberta de neve, bloqueando a passagem e deixando outros quatro caminhões, um ônibus que ia de Putre para Arica, e três carros particulares impossibilitados de seguir viagem.

As autoridades continuam monitorando a situação para garantir que todos os afetados sejam atendidos.