Notícias
Brasileiros são resgatados após nevasca no Chile

Pelo menos 59 pessoas, incluindo 19 brasileiros, foram resgatadas após ficarem presas por 24 horas em uma rodovia no deserto do Atacama, no Chile, devido a uma forte nevasca. O incidente ocorreu a mais de 4,2 mil metros de altitude, e o grupo passou a madrugada de quinta-feira (26/6) dentro de veículos parados na estrada. O resgate durou cerca de 12 horas.
Segundo o governo de San Pedro de Atacama, as vítimas estavam próximas ao Passo Internacional de Jama. Entre os veículos afetados estavam oito caminhões, três carros particulares — alguns sem registro inicial — e um ônibus que transportava os turistas brasileiros. Todos foram evacuados para o complexo Hito Cajón antes de seguirem para San Pedro de Atacama.
O prefeito Justo Zuleta Santander confirmou o sucesso da operação, mas alertou que ainda pode haver casos não relatados. O incidente foi registrado pelo Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) da região de Arica e Parinacota.
A nevasca causou o deslizamento de um ônibus na estrada coberta de neve, bloqueando a passagem e deixando outros quatro caminhões, um ônibus que ia de Putre para Arica, e três carros particulares impossibilitados de seguir viagem.
As autoridades continuam monitorando a situação para garantir que todos os afetados sejam atendidos.