Notícias

Marco histórico: Hospital do Coração realiza a primeira cirurgia cardíaca infantil da rede pública estadual

O pequeno coração de Maria Gabrielly se recupera bem entre os cuidados da equipe multidisciplinar e de seus pais

Por Agência Alagoas 20/06/2025 14h02
Marco histórico: Hospital do Coração realiza a primeira cirurgia cardíaca infantil da rede pública estadual
. - Foto: Reprodução

A última quarta-feira (18) ficará para sempre na memória da dona de casa Rosângela dos Santos, de 34 anos. Foi nesse dia que sua filha, Maria Gabrielly dos Santos, de apenas 4 anos, passou por uma delicada cirurgia cardíaca, tornando-se a primeira criança a ser operada no novo Serviço Estadual de Cardiopediatria e Cirurgia Cardíaca Pediátrica, situado no Hospital do Coração Alagoano Alagoano, em Maceió.

O procedimento é resultado direto do esforço conjunto do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para consolidar, na Rede de Saúde Pública Estadual, um atendimento completo e humanizado às crianças com malformações cardíacas.

“Quando minha filha completou dois anos, começamos a perceber que, sem mais nem menos, o coração acelerava e ela queria desmaiar. Só tenho a agradecer por essa chance, fomos muito bem acolhidos aqui no Hospital do Coração Alagoano. Todo meu agradecimento a Deus e aos médicos que operaram ela. Agora, o coraçãozinho da minha filha bate mais forte e nós, familiares, também voltamos a respirar aliviados”, resumiu Rosângela dos Santos com um sorriso no rosto.

A pequena nasceu com uma cardiopatia congênita, condição que afeta milhares de crianças no país e que, até a semana passada, só podia ser tratada com cirurgia fora de Alagoas, ou seja, longe de casa, da família e do apoio necessário. Com a inauguração do novo Serviço Estadual de Cardiopediatria e Cirurgia Cardíaca Pediátrica no Hospital do Coração Alagoas, esse cenário começa a mudar.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a implementação do Serviço Estadual de Cardiopediatria e Cirurgia Pediátrica é um marco para a assistência cardiopediátrica em Alagoas. “A implantação do Serviço de Cardiopediatria na Rede Pública de Saúde Estadual mostra o compromisso do Governo de Alagoas com o tratamento das nossas crianças cardiopatas, como a pequena Maria Gabrielly, além de representar uma iniciativa para reduzir custos, evitando transferências para outros Estados”, destacou o gestor da Sesau.