Notícias

Prefeito Junior Menezes recebe Presidente do STF para conhecer União dos Palmares nesta segunda-feira (02)

Será a primeira vez no Brasil que um Presidente do Supremo vem a cidade berço de Zumbi dos Palmares

Por Redação - TNH1 28/05/2025 20h08 - Atualizado em 28/05/2025 21h09
Prefeito Junior Menezes recebe Presidente do STF para conhecer União dos Palmares nesta segunda-feira (02)
Prefeito recebe Presidente do STF em União - Foto: Internet/Reprodução

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), estará em União dos Palmares pela primeira vez nesta segunda-feira (02), para palestrar no I Encontro Nacional de Órgãos
e Assessorias de Direitos Humanos do Judiciário Brasileiro, na Serra da Barriga, às 10h. Ele será recebido pelo Prefeito Junior Menezes e uma grande comitiva de autoridades públicas.


O evento é organizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça(CNJ), por meio do projeto Justiça Plural, que desenvolve estratégias voltadas ao amplo acesso à justiça de populações vulnerabilizadas. O Estado de Alagoas, a Prefeitura de União dos Palmares e a Fundação Cultural Palmares apoiam o encontro.


O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, e o coordenador de Direitos Humanos do TJAL, Tutmés Airan, participarão dos debates. "Será um momento histórico. Pela primeira vez neste país, um presidente do Supremo Tribunal Federal vai à Serra da Barriga, solo marcado por tantas histórias de resistência e luta", afirmou Tutmés.


Programação



O evento contará com apresentações culturais a partir das 9h. A cerimônia de abertura está prevista para as 9h30, com a palestra do ministro ocorrendo em seguida.

Às 10h30, haverá mesa-redonda com lideranças quilombolas locais e entidades do Observatório de Direitos Humanos (ODH), que debaterão direitos quilombolas e enfrentamento ao racismo estrutural no sistema de justiça.

A evento terá intervalo das 12h às 14h e retornará com apresentação cultural e do projeto Justiça Plural. Às 15h, haverá reunião do ODH para discutir a estruturação da rede judiciária de proteção dos direitos humanos. O encerramento está previsto para as 16h30.