Notícias

Câmara Municipal aprova reajuste para servidores públicos de Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, anunciou nesta terça-feira (20), reajuste salarial para os servidores públicos efetivos da Prefeitura de Maceió. Ao todo, serão concedidos 5% de recomposição salarial, aumento acima da inflação, que deve ser aplicado de forma li

21/05/2025 13h01
Câmara Municipal aprova reajuste para servidores públicos de Maceió
Vereadores vão discutir possíveis impactos socioambientais e econômicos decorrentes do projeto. - Foto: Ascom CMM

O prefeito de Maceió, JHC, anunciou nesta terça-feira (20) um novo reajuste salarial para os servidores públicos efetivos da administração municipal. O aumento será de 5% ao todo, superando a inflação, e será aplicado de forma linear em duas etapas: a primeira parcela de 2,5% entra em vigor em maio de 2025, e a segunda, em outubro do mesmo ano.

Desde o início da atual gestão, os servidores efetivos vêm acumulando avanços salariais. Segundo a Prefeitura, com os novos percentuais, o aumento acumulado chega a 26%, considerando também as progressões por mérito e titulação já concedidas.

Na área da Educação, o impacto positivo foi ainda maior. Com os reajustes salariais e o pagamento de mais de R$ 70 milhões em biênios atrasados — herdados da gestão anterior — o aumento acumulado chega a 32%. Cerca de sete mil profissionais da Educação foram beneficiados diretamente.

“Assumimos o compromisso de valorizar os servidores. Começamos a pagar biênios, progressões e conceder aumentos, enquanto na gestão anterior os servidores precisavam ocupar a Câmara para reivindicar seus direitos. Hoje, mantemos o diálogo e encontramos soluções para avançar”, destacou o prefeito.

O Projeto de Lei que trata do reajuste já foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município e será enviado para análise e votação na Câmara Municipal. A proposta também garante que o reajuste se estenda a aposentados e pensionistas que têm direito à paridade salarial.