Notícias
Maceió intensifica ações de prevenção durante período de chuvas intensas; prefeito destaca esforços de infraestrutura
Com volumes de chuva recordes, Prefeitura reforça limpeza de galerias e medidas de contenção para mitigar danos; mais de 300mm registrados em 48 horas

Maceió reforça ações de Defesa Civil e limpeza de galerias durante fortes chuvas
Com as intensas chuvas que atingem a capital alagoana desde o último sábado (16), o prefeito JHC e o vice-prefeito Rodrigo Cunha, que também ocupa o cargo de secretário municipal de Infraestrutura, acompanharam na segunda-feira (19) as ações da Defesa Civil e os trabalhos de limpeza das galerias pluviais nos bairros da cidade.
Desde o início do temporal, a Prefeitura de Maceió tem intensificado as operações de limpeza urbana por meio da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que iniciou os trabalhos na última sexta-feira (16). O prefeito JHC pediu a colaboração da população para evitar o descarte de lixo nas ruas, o que pode agravar os alagamentos e entupir as galerias.
“Quando assumi a gestão de Maceió, encontrei uma cidade sem qualquer tipo de planejamento para enfrentar o período chuvoso. Desde 2021, investimos em estratégias para mitigar os impactos das chuvas, como o programa de contenção de encostas, o Renasce Salgadinho, a limpeza frequente das galerias e a coleta regular de lixo nas áreas mais vulneráveis", afirmou JHC, destacando os esforços da gestão para enfrentar a temporada de chuvas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Maceió foi a cidade brasileira que registrou o maior volume de chuvas nas últimas 24 horas. Os pluviômetros da cidade acumularam 115 mm de precipitação no período de 24 horas, somando 317 mm em 48 horas, um volume superior ao esperado para todo o mês de maio.
Rodrigo Cunha, vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, ressaltou que, apesar do grande volume de chuvas, os impactos foram amenizados devido aos trabalhos contínuos da gestão municipal nos últimos anos. “Maceió foi a cidade com o maior volume de chuvas nas últimas horas em todo o Brasil. Isso demonstra a gravidade da situação, mas também o trabalho sério que tem sido feito em áreas como a contenção de encostas e a manutenção das redes de drenagem", afirmou Cunha, destacando o compromisso da Prefeitura com a infraestrutura da cidade.
JHC também enfatizou que, apesar do cenário crítico, a cidade conseguiu evitar maiores danos. “Nas últimas 48 horas, choveu mais de 300 mm em Maceió, o que é um volume muito grande. Porém, graças às ações de prevenção, não tivemos vítimas fatais e as 18 famílias que precisaram ser desabrigadas estão recebendo todo o suporte da Assistência Social”, explicou o prefeito.
Ele também reconheceu os desafios que a cidade enfrenta devido ao crescimento desordenado e à falta de planejamento urbano. “Maceió cresceu de forma desordenada, mas nossa equipe técnica está sempre buscando soluções e implementando novas tecnologias para melhorar a infraestrutura da cidade", completou JHC.
A previsão é de que as chuvas persistam até quinta-feira (22). A Defesa Civil de Maceió está disponível para atender emergências pelos números 199 ou 156, e a população também pode se cadastrar para receber alertas sobre a situação das chuvas enviando o CEP para o número 40199.