Notícias
Terceiro pedido de impeachment de Lula é protocolado na Câmara por questões ligadas ao INSS

O deputado estadual por São Paulo, Guto Zacarias (União Brasil), protocolou nesta quinta-feira (8/5), na Câmara dos Deputados, em Brasília, o terceiro pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A solicitação tem como base o escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que resultaram em descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas.
Apesar de seu partido, o União Brasil, integrar a base do governo e comandar o Ministério do Turismo — atualmente sob a gestão de Celso Sabino — Zacarias alega que o presidente cometeu crime de responsabilidade ao permitir que o esquema ocorresse sob sua gestão.
A denúncia ganhou força após uma série de reportagens do portal Metrópoles, iniciadas em dezembro de 2023, que revelaram o esquema de desvio bilionário no INSS. A repercussão levou à abertura de investigações pela Controladoria-Geral da União e pela Polícia Federal.
As apurações resultaram nas demissões do então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. No pedido de impeachment, Zacarias argumenta que houve omissão do governo federal, especialmente do ex-ministro, que teria conhecimento dos descontos irregulares, mas não tomou medidas até que o caso se tornasse público