Notícias

Golpes por telefone atingem familiares de pacientes do Hospital Regional da Mata em União dos Palmares; Sesau emite alerta

Por Redação com informações da SESAU 17/04/2025 14h02 - Atualizado em 17/04/2025 14h02
Golpes por telefone atingem familiares de pacientes do Hospital Regional da Mata em União dos Palmares; Sesau emite alerta
Hospital Regional da Mata (HRM) - Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta a população sobre uma onda de golpes telefônicos direcionados a familiares de pacientes internados no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares. Criminosos estão se passando por médicos da unidade e solicitando transferências via PIX para a realização de supostos procedimentos médicos.

A direção do Hospital Regional da Mata (HRM) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiram orientações oficiais para combater os golpes telefônicos.

Segundo as autoridades, todos os serviços prestados pela unidade hospitalar são inteiramente gratuitos, conforme estabelece o Sistema Único de Saúde (SUS), e nenhum profissional do hospital solicita pagamentos por telefone ou qualquer outra forma de transferência financeira. As únicas comunicações oficiais partem exclusivamente do serviço social da instituição.

A administração do hospital reforça que procedimentos médicos, medicamentos e insumos hospitalares nunca são condicionados a pagamentos, muito menos via PIX ou outras transações bancárias. A população deve desconfiar imediatamente de qualquer cobrança feita por telefone e reportar às autoridades.

O que fazer se receber uma ligação suspeita?

Não faça nenhum pagamento, anote o número de onde partiu a ligação e denuncie imediatamente pelos canais oficiais:

📞 Disque Saúde: 136
📞 Ouvidoria do HRM: (82) 3281-9300 / 3281-9301