Notícias
Governo de Alagoas promove a 1ª Corrida Azul pela conscientização do autismo neste sábado
Evento inédito visa promover a inclusão e a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), alinhado com políticas públicas e legislações vigentes

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realizará neste sábado (12) a 1ª Corrida Azul: pela conscientização do autismo.
O evento, que tem como objetivo principal promover a inclusão social e a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), contará com duas largadas distintas no estacionamento do Jaraguá, em Maceió; às 6h para corredores adultos e às 8h para a Corrida Inclusiva, dedicada a pessoas com TEA, outras deficiências e seus familiares.
A iniciativa inédita no estado busca dar visibilidade à causa do autismo, em um contexto onde estudos apontam para um aumento significativo na prevalência do transtorno. Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indicam que, em 2020, 1 em cada 36 crianças de 8 anos foi identificada com TEA. No Brasil, a estimativa é de cerca de 2 milhões de pessoas com o transtorno, e o Censo Demográfico de 2022 deverá trazer dados mais precisos sobre essa população.
A realização da Corrida Azul se fundamenta na urgência de promover a melhoria da qualidade de vida e a inclusão das pessoas com TEA, em consonância com a Lei Berenice Piana (Lei nº 12.764/2012) e a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que garantem direitos e a não discriminação. A prática de atividade física, comprovadamente benéfica para o desenvolvimento motor e comportamental de indivíduos com TEA, é um dos pilares do evento.
Para a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, essa ação do Governo de Alagoas reflete o compromisso crescente com essa parcela da população, materializando propostas do Plano de Governo. "Dentro do nosso plano temos ações de fomento ao paradesporto e a criação de campanhas educativas sobre os direitos das pessoas com deficiência. Essa corrida também se alinha com iniciativas de apoio a estudantes com deficiência e autismo, além de campanhas de combate à violência contra grupos vulneráveis", explicou a gestora.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
3Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
4Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
5Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
6Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
7Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
8ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
9Mulher Reage a Tentativa de Estupro com Golpe de Jiu-Jítsu e Mata Agressor em SP
10As Mulheres Mais Ricas do Brasil em 2024: Quem São e Como Construíram Seus Impérios
