Notícias
Mutirões de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural já realizaram mais de 1.500 atendimentos em AL
Iniciativa já passou pelos municípios de Viçosa, Penedo e Olho D’Água das Flores, promovendo acesso à cidadania

Mais de 1.500 pessoas que vivem nas zonas rurais de Alagoas foram atendidas durante os Mutirões de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, que percorreu os municípios de Viçosa, Penedo e Olho D’Água das Flores nos meses de fevereiro, março e abril. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e pela Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário de Alagoas.
A iniciativa faz parte do Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Em Alagoas, o programa integra o projeto da Seagri Agricultura Familiar em Movimento, que leva cidadania para as mulheres rurais e suas famílias ao promover acesso a documentos básicos, a exemplo de Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento e o documento do agricultor familiar, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
A gerente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, Joseani Castro, explica que, apesar de os mutirões terem ocorrido em municípios específicos, a ação conseguiu ultrapassar as fronteiras entre as cidades, aproximando serviços de cidadania essenciais para quem vive na zona rural, principalmente povos tradicionais e originários, como ciganos, indígenas e quilombolas.
“Essa ação promove acesso a documentos de significativa importância e que muitas vezes o trabalhador rural tem dificuldade em acessar, principalmente devido à localização em que reside. Entre o público atendido há importantes registros de emissão de primeira identidade de crianças e adolescentes e emissão de CAF de produtores que nunca haviam conseguido o documento”, destacou a gerente.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
6Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
7Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
8ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
9Mulher Reage a Tentativa de Estupro com Golpe de Jiu-Jítsu e Mata Agressor em SP
10As Mulheres Mais Ricas do Brasil em 2024: Quem São e Como Construíram Seus Impérios
