Notícias

11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas vai homenagear Mãe Neide, ícone da cultura afro-alagoana

O evento ocorrerá de 31 de outubro a 9 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Por Zona 10 05/04/2025 12h12 - Atualizado em 05/04/2025 12h12
11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas vai homenagear Mãe Neide, ícone da cultura afro-alagoana
Mãe Neide Oyá d’Oxum é uma das homenageadas na 11ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas - Foto: Reprodução / Agência Alagoas

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, um dos maiores eventos literários do estado, prestará uma homenagem especial a Mãe Neide, uma das figuras mais representativas das religiões de matriz africana em Alagoas. A cerimônia, que ocorrerá durante o evento, destaca a importância da ancestralidade viva e o papel fundamental que as tradições afro-brasileiras desempenham na formação da cultura alagoana.

Natural de Arapiraca, Mãe Neide Oyá d’Oxum mantém o Centro Espírita Santa Bárbara, na parte alta de Maceió, onde desenvolve ações sociais e culturais. Reconhecida também como chef de cozinha, ela traz em sua gastronomia a ancestralidade afro-quilombola. Já foi eleita a melhor chef do país, é embaixadora da gastronomia alagoana e é Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2011.

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas ocorrerá de 31 de outubro a 9 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. O evento promete ser um marco na valorização da cultura afro-brasileira e na reflexão sobre as múltiplas influências que moldam a nossa sociedade.