Notícias

A Defesa Pessoal Feminina Como Aliada no Combate à Violência Contra a Mulher

Crescimento da Violência Contra a Mulher em Alagoas Reforça a Urgência da Defesa Pessoal

Por Redação 05/04/2025 07h07 - Atualizado em 05/04/2025 08h08
A Defesa Pessoal Feminina Como Aliada no Combate à Violência Contra a Mulher
Aula de defesa pessoal - Foto: Acervo pessoal

O Zona10 esteve no centro de treinamento de jiu-jitsu ATJJ, onde conversou com a praticante Ana Letícia sobre a importância da defesa pessoal para as mulheres. Ana Letícia, que pratica jiu-jitsu há alguns anos, comentou sobre o aumento nos índices de violência contra a mulher e a necessidade de as mulheres aprenderem a se defender. "O índice de violência contra a mulher vem aumentando e é importante que nós, mulheres, saibamos nos defender", disse ela.

Durante a visita, também conversamos com o professor de jiu-jitsu Alex Tenório, que destacou a importância da arte marcial não só para as mulheres, mas para todas as pessoas. Ele enfatizou como o jiu-jitsu pode ser uma ferramenta poderosa de autodefesa.

Em Alagoas, os números de violência contra a mulher têm mostrado um crescimento preocupante. Em 2025, já foram registrados mais 10 casos de feminicídio no estado. No ano anterior, o Disk 100 registrou 1.498 denúncias de violência contra a mulher, representando um aumento de 17,76% em relação a 2023. Esse aumento reflete a necessidade urgente de ações de prevenção e capacitação das mulheres para situações de risco. Os esposos ou companheiros (ou ex-companheiros) são os principais agressores.