Notícias
Secretaria de Estado da Cidadania promove I Encontro Estadual sobre Autismo em Maceió
Evento reuniu especialistas, famílias e autoridades para debater inclusão e políticas públicas no Dia Mundial do Autismo

Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nesta quarta-feira (2), a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realizou o I Encontro Estadual sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no auditório da Justiça Federal, em Maceió.
Com uma programação diversificada e focada na interação e troca de conhecimentos, a iniciativa da Secdef teve como principal objetivo fomentar um debate sobre a inclusão e as políticas públicas direcionadas às pessoas com TEA no estado de Alagoas.
A solenidade de abertura foi conduzida pela secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça. Em seguida, o artista autista Lucas Sampaio emocionou a todos com uma apresentação de canto e violão, com músicas de sua autoria.
A primeira mesa redonda abordou o tema "Inclusão e Políticas Públicas para Pessoas com TEA" e reuniu diversos atores relevantes que atuam na área em Alagoas. Entre os participantes, estavam o deputado estadual Alexandre Ayres, a vereadora por Maceió, Teca Nelma, e Josete Miranda, representando o município de Arapiraca. Na sequência, a professora e instrutora de Libras da Secretaria de Estado da Educação e Esporte do Governo de Pernambuco, Aymee Lucy Silva, ministrou uma palestra sobre a comunicação em Libras para pessoas com autismo e as estratégias de comunicação acessível.
No período da tarde, a programação foi retomada com a palestra do psicólogo analista do comportamento Elton de Lima, que discorreu sobre a Terapia ABA e sua aplicação no contexto do autismo. O público também acompanhou apresentações sobre a avaliação neuropsicológica no autismo, conduzida pelo neuropsicólogo Diego Vieira, e sobre "Autismo e Comorbidades: como identificar e tratar condições associadas", com o neuropediatra Flávio Santana.
O encontro foi encerrado com um painel de experiências, proporcionando um espaço para que famílias e pessoas com TEA compartilhassem suas vivências e contou com a participação das mães Luana Rodrigues, Katiuscia Viana e Cibelly Procópio. Além disso, o evento contou com a participação de 12 famílias atípicas empreendedoras, que expuseram e comercializaram seus produtos, incluindo joias, artesanato e alimentos.
De acordo com a gerente de Políticas Temáticas para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista da Secdef, Vanessa Menezes, o encontro foi idealizado para disseminar conhecimento entre a população que atende pessoas com autismo e para proporcionar às famílias acesso a informações essenciais sobre o TEA.
"Como responsável por esta política pública no Estado e também como mãe atípica, este encontro representa a realização de um sonho. É extremamente gratificante poder levar conhecimento a profissionais que atuam com autismo e às famílias que vivenciam diariamente inúmeros desafios," disse a pedagoga.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
3Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
4Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
5Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
6Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
7Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
8ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
9Mulher Reage a Tentativa de Estupro com Golpe de Jiu-Jítsu e Mata Agressor em SP
10As Mulheres Mais Ricas do Brasil em 2024: Quem São e Como Construíram Seus Impérios
