Notícias
Governo reúne 102 municípios para celebrar avanços na Educação e fortalecer Regime de Colaboração
Evento acontece na segunda-feira (31), no Centro de Convenções, com a presença de secretários municipais de Educação e técnicos da área

O governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, receberão, na próxima segunda-feira (31), gestores municipais de Educação e equipes técnicas para celebrar os resultados expressivos obtidos na última edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), bem como traçar a trajetória rumo à Caravana do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2025, com o olhar voltado às novas metas educacionais. O evento terá início às 9h, no Centro de Convenções, em Jaraguá.
“Tivemos muitos avanços no IDEB 2023, superando as metas estimadas: ficamos em 9º lugar no ranking nacional dos anos iniciais do ensino fundamental; em 7º nos anos finais do ensino fundamental e alcançamos o 15º melhor IDEB ensino médio do Brasil. Avançamos em quase 200% na fluência leitora de estudantes do 2º ano do ensino fundamental da Rede Pública. Estes números, que foram elogiados inclusive pela comitiva do Ministério da Educação em sua visita a Alagoas, são consequência de uma parceria sólida que temos com os municípios alagoanos por meio do Regime de Colaboração. E será ainda mais fortalecida este ano, quando teremos a aplicação do SAEB 2025”, pontua a secretária Roseane Vasconcelos.
Coletânea
Na ocasião, além de revisitar os números alcançados e compartilhar conquistas, haverá o lançamento da coletânea “Alagoas Encanta O Mundo Inteiro: Palavra Rendada”. A coleção inédita e totalmente alagoana foi escrita por professores locais, voltada à didática de Língua Portuguesa, de caráter complementar, visando atingir o ciclo de alfabetização, ou seja, alunos de 1º e 2º anos do ensino fundamental, em todas as escolas públicas do Estado, destinada tanto aos estudantes quanto aos professores. Os municípios presentes receberão kits.
A obra traz, ainda, aspectos relevantes da cultura local e respeita os direitos de aprendizagem destes pequenos, sob o olhar e a escrita de professoras autoras das redes públicas de todo o Estado.
A iniciativa integra o programa Criança Alfabetizada, do Governo de Alagoas, em parceria com as Associações Bem Comum e Nova Escola, e busca fortalecer toda a rede pública no alcance da principal meta: a alfabetização das crianças na idade certa: até os 7 anos de idade.
Palestra
O ponto de culminância do evento será a palestra de Cleuza Repulho, conselheira da Capes e consultora da Unesco e da Fundação Lemann, instituição parceira da Educação em Alagoas. Ela trará todo conhecimento e experiência enquanto especialista em Educação e Gestão na Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e conselheira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
6Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
7Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
8ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
9As Mulheres Mais Ricas do Brasil em 2024: Quem São e Como Construíram Seus Impérios
10CBF mantém cores da Seleção, mas camisa vermelha gera memes na web
