Notícias
Júnior Menezes é um dos primeiros prefeitos a desenvolver um plano de manejo para áreas ecológicas
Plano garante preservação da biodiversidade e incentiva práticas sustentáveis na Serra dos Frios

União dos Palmares será o primeiro município de Alagoas a desenvolver um Plano de Manejo para áreas ecológicas. O Plano de Manejo é um documento técnico que estabelece o zoneamento ambiental e define regras claras para a utilização e preservação dos recursos naturais municipais, que no caso de União, é referente à Estação Ecológica Serra dos Frios.
A inclusão de União dos Palmares nessa lista representa um avanço significativo na conservação ambiental e no desenvolvimento sustentável da região, resultado de uma gestão comprometida com o meio ambiente, uma vez que essa etapa é de exclusividade e responsabilidade do município.
“Precisamos pensar numa gestão econômica e sustentável, sem esquecer o cuidado com o meio ambiente. Planejar o crescimento urbano é importante, mas devemos preservar nossos espaços ecológicos. Por isso, queremos ouvir e cuidar da nossa natureza, estamos correndo atrás e vamos finalizar esse Plano de Manejo para as áreas ecológicas palmarinas", afirma o prefeito Júnior Menezes.
A elaboração e implementação do Plano de Manejo fortalecem a participação comunitária na gestão ambiental. Isso promove uma integração efetiva entre poder público, organizações não governamentais e sociedade civil, buscando soluções conjuntas que equilibram desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
Essa integração aconteceu durante a oficina participativa para a construção do Plano da Estação Ecológica Serra dos Frios, realizada na última terça-feira (18). Serra dos Frios é uma área com aproximadamente 49 hectares dedicada à proteção da biodiversidade local e, graças ao plano, conta com incentivo a práticas sustentáveis de manejo.
A construção desse Plano envolveu diretamente representantes do poder público municipal e da sociedade civil, incluindo associações comunitárias e grupos organizados.
O secretário de Meio Ambiente, Claudionor Oliveira, destaca que a prefeitura tem dado total apoio à conservação da unidade ecológica, promovendo a harmonia entre a preservação ambiental e a vida econômica e social da comunidade. Ele explicou como o Plano de Manejo funciona na prática.
“O Plano de Manejo é desenvolvido a partir de estudos detalhados sobre o meio físico, biológico e social. É ele que define quais atividades serão permitidas, bem como seus locais e modos de execução. Por isso, os debates realizados nas oficinas com participação popular, associações comunitárias, universidades, ONGs, escolas locais e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) são essenciais para esclarecer e estabelecer limites claros e usos permitidos na área, algo que antes era pouco conhecido pela população", explica Claudionor Oliveira.
O gerente de Manejo Ecológico do IMA, Alex Nazário, destacou que União dos Palmares foi pioneira no interesse e na convocação de agentes técnicos para propor o plano. “Eles criaram uma unidade de conservação, convocaram os agentes, realizaram a oficina e estão na fase final. A prefeitura foi atrás, uma das poucas a fazer isso, o que demonstra compromisso”, pontua Alex.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
6ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
7Atleta de União dos Palmares conquista bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu e lidera ranking nacional
8Isenção do IPVA promove justiça fiscal em Alagoas
9Homens são detidos por moradores após onda de roubos em União dos Palmares e São José da Laje
10Pastor mirim é proibido de pregar por decisão do Conselho Tutelar
