Notícias
Câmara aprova atendimento prioritário para mães e pais atípicos no SUS
Projeto também regulamenta cordão que identifica pessoas autistas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (11) o Projeto de Lei 3124/23, que prevê atendimento prioritário de mães e pais atípicos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o atendimento psicossocial. O projeto também regulamenta o uso do cordão que traz o símbolo do quebra-cabeças para pessoas com transtorno do espectro autista.
Segundo o projeto, pais atípicos são aqueles que criam filhos com necessidades especiais, sejam físicas, cognitivas, emocionais ou comportamentais, como transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e paralisia cerebral, entre outras condições.
“Como esses pais enfrentam desafios únicos, que vão desde a busca por terapias adequadas e inclusão escolar até o equilíbrio emocional diante das demandas diárias, priorizar a atenção a eles é fundamental para garantir suporte adequado, tanto em políticas públicas quanto em redes de apoio, de modo a reduzir a sobrecarga e fomentar um ambiente mais inclusivo e acolhedor”, disse a relatora do projeto, deputada Simone Marquetto (MDB-SP).
A proposta oferece diretrizes e ações para proteção e acompanhamento psicológico e terapêutico para os responsáveis pela criação de filhos com deficiência, síndromes, transtornos e doenças raras. O mesmo tratamento será dado a cuidadores responsáveis pela guarda e proteção dessas pessoas.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
3Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
45 vezes que Simaria Mendes apareceu nua na internet e causou
5Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
6Dudu Pedrosa é condenado a 14 anos e 8 meses pelo assassinato de Alysson Belarmino
7Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
8Júnior Menezes é um dos primeiros prefeitos a desenvolver um plano de manejo para áreas ecológicas
9Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
10Radares de Velocidade Média Entram em Operação e Mudam Fiscalização no Trânsito
