Notícias
Alagoas registra redução de mais de 60% nos casos prováveis de dengue no primeiro bimestre deste ano
O Ministério da Saúde computou 628 casos prováveis entre janeiro a fevereiro deste ano, contra 1.827 no mesmo período do ano passado

Segundo informações do painel de monitoramento do Ministério da Saúde, Alagoas registrou uma redução de 65,6% no número de casos prováveis de dengue nos primeiros dois meses deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Enquanto de janeiro a fevereiro de 2025 foram registrados 628 casos prováveis da doença, no mesmo período de 2024 foram 1.827.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. Sendo uma doença febril, ela causa também dores e manchas avermelhadas no corpo. O vírus da dengue é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a redução dos casos de dengue em Alagoas no primeiro bimestre deste ano demonstra que a população está vigilante. “Além do trabalho das autoridades de saúde pública, o apoio da população alagoana tem surtido efeito positivo e continuaremos trabalhando ativamente neste combate contra o mosquito, pois o maior intuito é evitar o aumento de casos da doença em Alagoas, bem como as hospitalizações e os óbitos”, frisou.
Para a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Waldinéia Silva, os dados reforçam o êxito das estratégias adotadas para o enfrentamento da doença. “O combate e prevenção da dengue depende do esforço conjunto das esferas municipais, federal e estadual, além do apoio da população, que tem se mostrado participativa, entendendo a seriedade da situação e contribuindo para a segurança clínica de todos”, destacou.
A superintendente lembrou que o combate ao mosquito da dengue deve seguir firme em Alagoas. “Os técnicos estaduais seguem em seu trabalho de prevenção e educação, em parceria com os demais órgãos federais e municipais. Lembramos sempre que a população precisa evitar o acúmulo de garrafas vazias, pneus, vasos de plantas e baldes, garantindo a segurança e bem-estar de todos”, reforçou Waldinéia Silva.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
3Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
4Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
55 vezes que Simaria Mendes apareceu nua na internet e causou
6Dudu Pedrosa é condenado a 14 anos e 8 meses pelo assassinato de Alysson Belarmino
7Júnior Menezes é um dos primeiros prefeitos a desenvolver um plano de manejo para áreas ecológicas
8Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
9Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
10Radares de Velocidade Média Entram em Operação e Mudam Fiscalização no Trânsito
