Notícias
Plano ABC+ Alagoas impulsiona a agricultura sustentável e a preservação ambiental no estado
Práticas sustentáveis na agropecuária, com baixa emissão de carbono e conservação ambiental são metas estaduais

Preocupado com os impactos das mudanças climáticas e a necessidade de preservar o meio ambiente, o Governo de Alagoas está implementando o Plano ABC+ Alagoas, uma iniciativa voltada para a adoção de práticas e tecnologias agrícolas de baixo carbono. O objetivo é promover a produção sustentável na agropecuária do estado, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa e resgatando até dois milhões de miligramas de carbono da atmosfera até 2030.
Desde 2023, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) coordena o Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ Alagoas, incentivando produtores e instituições a adotarem práticas sustentáveis em suas atividades agropecuárias. O plano segue as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece ações estratégicas para combater as mudanças climáticas no setor agropecuário. Alagoas foi o primeiro estado da região Norte e Nordeste a publicar seu Plano de Ação Estadual (PAE).
“A implementação desse plano é um compromisso do governador Paulo Dantas, que visa transformar a agropecuária do estado em um modelo economicamente viável e ambientalmente sustentável. As tecnologias adotadas são acessíveis a todos os produtores, sejam grandes ou pequenos, incluindo os agricultores familiares”, afirmou a secretária Aline Rodrigues.

Impactos e Metas
As tecnologias do Plano ABC+ visam uma produção mais sustentável no campo. No estado de Alagoas, 42% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) provêm das atividades agropecuárias, enquanto o setor de energia é responsável por 33% dessas emissões.
Com metas estabelecidas em nível nacional, o plano busca fomentar o desenvolvimento sustentável por meio da captura e fixação de carbono no solo e na vegetação. As instituições participantes do Grupo Gestor Estadual, coordenado pela Seagri, promovem reuniões bimestrais para incentivar a adoção dessas tecnologias sustentáveis no campo.
Entre as metas estão a ampliação de 10.000 hectares com práticas para recuperação de pastagens degradadas (PRDP), 5.450 hectares com adoção de Sistema de Plantio Direto (SPD) para grãos e hortaliças, e 3.700 hectares com sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAF). Também estão previstas a ampliação de 15.000 hectares com florestas plantadas, 10.000 hectares com bioinsumos e 1.000 hectares com sistemas irrigados.
Estudos do Grupo Gestor Estadual apontam que essas estratégias são fundamentais para combater a degradação do solo, melhorar a produtividade das pastagens e reduzir a emissão de GEE no setor agropecuário.

O Plano ABC+
O Plano ABC+, ou Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, visa adotar tecnologias agrícolas comprovadas e validadas que garantam uma produção sustentável e adaptação às mudanças climáticas. Com diversas metas, o plano busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa nas atividades agrícolas e pecuárias até 2030, assegurando uma agropecuária mais resiliente e produtiva.
A construção do Plano de Ação Estadual foi realizada de forma colaborativa, com a participação de entidades públicas, privadas e representantes da sociedade civil, seguindo as orientações do Plano Nacional.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
6ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
7Atleta de União dos Palmares conquista bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu e lidera ranking nacional
8Isenção do IPVA promove justiça fiscal em Alagoas
9Homens são detidos por moradores após onda de roubos em União dos Palmares e São José da Laje
10Pastor mirim é proibido de pregar por decisão do Conselho Tutelar
