Notícias
União dos Palmares receberá primeiro Centro de Equoterapia da região
A iniciativa é voltada para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, especialmente o público portador de TEA.

O município de União dos Palmares se prepara para receber mais uma iniciativa progressista no campo da inclusão. Nesta quinta-feira (23), secretária de Assistência Social, Alane Menezes, anunciou a chegada de um novo Centro de Equoterapia, que será inaugurado para auxiliar no desenvolvimento de pessoas com deficiência, mais comumente voltado para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em visita ao local onde se instalará a novidade, representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) se fizeram presentes junto à secretária para avaliação. A Apae estará colaborando com a prefeitura municipal durante o processo de instalação e será a principal parceira na gestão da oferta e operacionalização dos serviços.
“Vocês serão pioneiros na região, e eu tenho certeza de que a ecoterapia trará muitos benefícios para o município e para aqueles que precisam desse serviço. Em breve, estaremos de portas abertas para toda a população de União dos Palmares e cidades vizinhas”, destacou Rose, presidente da instituição.
A equoterapia se trata de um método terapêutico que se utiliza de cavalos no processo terapêutico e visa principalmente o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa portadora de deficiência. É uma prática interdisciplinar, comumente utilizada com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que envolve diversos profissionais da área da saúde, educação e equitação trabalhando juntos.
A secretária Alane Menezes esclareceu que o local está recebendo ajustes finais e que em breve estará disponível para atender não apenas a população do município, como também de cidades vizinhas.