Notícias

Sesau alerta para baixa vacinação infantil contra a Covid-19 em Alagoas

Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos devem ser imunizadas para assegurar sua segurança clínica

Por redação com Sesau 23/01/2025 17h05
Sesau alerta para baixa vacinação infantil contra a Covid-19 em Alagoas
Sesau alerta que a vacina é o principal meio de conter a doença - Foto: Marco Antônio

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforça a importância do cumprimento do esquema vacinal contra a Covid-19 para crianças de seis meses a menores de 5 anos. A vacinação segue disponível nos postos de vacinação em todo o estado.


Segundo a enfermeira do Programa Nacional de Imunização (PNI), Rafaela Siqueira, devem receber a imunização crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. “Após os cinco anos de idade, apenas as crianças que integram os grupos prioritários é que receberão uma dose de reforço. São eles: imunocomprometidos; com comorbidades e deficiência permanente; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua”, explicou a infectologista da Sesau, Luciana Pacheco.

Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, o esquema vacinal para crianças nessa faixa etária se dá em três doses, sendo a primeira aos seis meses de idade, a segunda dose após um intervalo de 4 semanas e a terceira dose após 8 semanas da segunda dose.


A infectologista Luciana Pacheco destacou que as crianças de 6 meses e menores de 5 anos que não foram vacinadas ou que estão com doses atrasadas poderão completar o esquema de três doses, respeitando os mesmos intervalos.


“O importante é que os pais e responsáveis entendam a importância de levar seus filhos para os postos de saúde e completar o esquema vacinal. Esse é um gesto de amor e responsabilidade que garante a segurança das crianças e de toda a sociedade”, reforçou a médica.