Notícias
Consulados do Brasil nos EUA acompanham a possibilidade de deportação de 230 mil brasileiros
Cerca de 230 mil brasileiros vivem de forma ilegal no país. Além dos ilegais, que temem ser mandados de volta ao Brasil, os que estão legalizados relatam medo de que fique mais dificil conseguir e renovar visto.

Os consulados do Brasil nos Estados Unidos estão acompanhando de perto a possibilidade de deportação de brasileiros ilegais no país. Fontes do Itamaraty dizem que, por enquanto, estão monitorando a possibilidade de Donald Trump colocar em prática a promessa de deportar imigrantes.
Nessa segunda-feira (20), na posse, o presidente dos Estados Unidos afirmou que começaria as deportações em massa "muito rapidamente". Cerca de 230 mil brasileiros vivem de forma ilegal no país. Além dos ilegais, que temem ser mandados de volta ao Brasil, os que estão legalizados relatam medo de que fique mais difícil conseguir e renovar visto, como o que aconteceu no primeiro mandato de Trump.
O maior medo da diplomacia brasileira é que se repitam as cenas de separação de famílias, incluindo crianças sendo separadas dos pais. Por enquanto não se sabe como deve ocorrer a deportação, nem quando esse plano, de fato, será colocado em prática. O governo brasileiro deve entrar em ação quando tiver algo mais concreto.
Na semana passada, porém, uma reunião já foi realizada com representantes dos Estados Unidos e outros países para tratar da imigração, além do que deve ser feito caso haja de fato deportação em massa. Caso haja deportação, o governo brasileiro avaliará como receber os brasileiros, assim como fez com repatriados de Gaza, Israel e Palestina.