Notícias

Mães de crianças autistas são detidas após ato na Secretaria da Saúde

Mães cobram cumprimento de decisão judicial que garante tratamento e ensino para as crianças autistas. Governo não comentou reivindicações

Por Redação com Metrópoles 07/01/2025 15h03
Mães de crianças autistas são detidas após ato na Secretaria da Saúde
Mães de crianças autistas, - Foto: Reprodução

Quatro mulheres, mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foram detidas nessa segunda-feira (6/1) após participarem de um protesto que começou na Avenida Paulista, região central de São Paulo, e terminou na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Durante a manifestação, as mães reivindicaram direitos para crianças autistas.

Uma das detidas, Márcia Silva Santos, mãe de um menino de 11 anos, relatou ao Metrópoles que elas protestavam porque esperam, desde 4 de abril de 2024, que a Secretária da Saúde cumpra os efeitos de uma ação civil pública que determina que o governo do Estado pague tratamentos, escolas privadas, medicamentos, fraldas e alimentos para as crianças seletivas.

“Até hoje, nenhuma criança tem o tratamento […] Meu filho mora na cidade mais rica do país. Tudo que nós formos cobrar na Secretaria da Saúde já está muito bem pago porque o nosso país é o país que mais paga imposto, e todo imposto arrecadado é do povo. Eles têm que investir na saúde das crianças TEA, em tratamento e em escola. E eles não vêm fazendo isso”, desabafou.