Notícias

Olavo Neto, Remi Filho e Remi Calheiros prestigiam lançamento do Instituto Lenira Tenório em Murici

Por Redação com assessoria 13/12/2024 08h08 - Atualizado em 13/12/2024 16h04
Olavo Neto, Remi Filho e Remi Calheiros prestigiam lançamento do Instituto Lenira Tenório em Murici
Mesa de honra da instalação do Instituto Lenira Tenório - Foto: Jal Colácio

Na noite da última quarta-feira (11), o prefeito Olavo Neto, o prefeito eleito Remi Filho e o deputado Remi Calheiros estiveram presentes para prestigiar a solenidade de lançamento do Instituto Lenira Tenório, em Murici. A instituição é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada com o objetivo de desenvolver ações ligadas à cultura e à cidadania.

O ILT, como é chamado, pretende ser um instrumento capaz de reduzir as desigualdades sociais e propiciar oportunidades de emprego e renda, principalmente para os menos favorecidos, baseando-se em quatro pilares: arte, educação, direito e sustentabilidade.

Compuseram a mesa de honra o Deputado Remi Calheiros, o Prefeito Olavo Neto, o advogado Diógenes Tenório Júnior, Prefeito eleito Remi Filho, a Presidente da ABMCJ-AL, Josefa Amorim de Barros, o Vereador Deivinho Vasconcelos, Presidente da Câmara Municipal, o Desembargador Marcelo Vieira, o Padre Geison Araújo, o Procurador de Justiça Luciano Chagas, o Juiz de Direito Diógenes Tenório de Albuquerque, o Diácono Orlando Augusto e a Presidente do Instituto, Lúcia Maia.

Advogado Diógenes Tenório Junior é filho de Lenira e o idealizador do Instituto. Créditos: Jal Colácio

Segundo o advogado Diógenes Tenório Júnior, idealizador do ILT e seu Procurador Jurídico, “o Instituto Lenira Tenório há de realizar um trabalho de grande relevância em Murici, tendo sempre como foco a valorização do ser humano, em todas as suas dimensões”. Tenório afirmou, ainda, que espera firmar parcerias com os entes públicos, especialmente a Prefeitura Municipal de Murici, para levar adiante esse propósito.

Na oportunidade, o Instituto Lenira Tenório concedeu cinco comendas a muricienses que prestaram grandes serviços à cidade e à sua população: Lourdes Correia (na área da educação), Robson Calheiros (na arte e na cultura), José Laerson Martins (no esporte), Milton Cansanção (na evangelização) e Marcelo Vieira (na cidadania e na ação social).

Para o Diretor de Relações Institucionais do ILT, Marcos Aurélio Correia, “essa é uma das principais missões a que nos propomos: o reconhecimento à trajetória daquelas pessoas que, na simplicidade das suas vidas, dão muito de si à nossa terra e à nossa gente”.

A denominação do Instituto Lenira Tenório homenageia a memória de uma mulher cuja existência foi toda dedicada ao amor ao próximo, à ajuda aos mais necessitados e à prática do bem. Lenira Cavalcante Tenório foi escrivã do Cartório do Registro Civil da Comarca de Murici por quase 30 anos, de 1969 a 1997; durante esse período, registrou o nascimento, o casamento e o óbito de milhares de muricienses. Também foi secretária do Ginásio Cenecista Nossa Senhora das Graças, entre as décadas de 60 e 70. Católica praticante e mulher de grande fé, marcou época em Murici por sua gentileza, simplicidade e generosidade, o que lhe rendeu dezenas de afilhados e incontáveis amigos, ao longo de três gerações. Em 2024, ela teria completado 90 anos de idade.