Notícias
Secretaria da Primeira Infância celebra vencedores da 2ª edição do Prêmio Cria
Menina vítima do acidente em União dos Palmares recebeu menção honrosa.

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), promoveu, nesta quinta-feira (12), a premiação dos municípios, crianças e personalidades alagoanas com histórias inspiradoras e projetos exitosos relacionados ao desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos. A 2ª edição do Prêmio Cria contou com cinco categorias especiais, apresentação cultural e uma menção honrosa.
O vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, aproveitou a oportunidade para pontuar sobre as mudanças que vêm sendo realizadas em Alagoas no decorrer dos anos. “Estamos mudando cada vez mais os índices, os números e a vida das pessoas de Alagoas. Na minha época não tinha isso tudo, e hoje temos uma equipe completa e responsável pela infância, algo que antes estava apenas começando. Vocês são necessários e juntos compreendemos a importância do nosso trabalho e do nosso compromisso com as novas gerações”, destacou Lessa.
Uma das categorias mais especiais, a de Criança Destaque, direcionada para crianças de até 6 anos de idade, reconheceu e celebrou as habilidades, realizações excepcionais e histórias de inspiração dos pequenos. Foram contemplados nessa categoria pelo menos oito crianças, entre elas a Ágatha Sophia Alves da Silva, natural de União dos Palmares.
Além das crianças da categoria, foi feita também uma menção honrosa para a pequena Ana Luiza Gomes da Silva, de 10 anos, vinda de União dos Palmares e que representa todas as crianças envolvidas no episódio do acidente ocorrido no dia 24 de novembro, em Serra da Barriga. Em seu período no hospital, apesar das perdas, Ana permaneceu calma ajudando seus irmãos e incentivando toda a equipe.
A pequena não conseguiu comparecer à cerimônia, então a menção honrosa foi recebida pelo prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas por seu vice-prefeito, Júnior Menezes.
Experiências Municipais Exitosas
Na categoria que buscou evidenciar experiências municipais de êxito na promoção de desenvolvimento integral infantil, União recebeu destaque pelo programa Crescer+ por onde busca a promoção de mudanças concretas e significativas na vida das crianças atípicas, colocando a infância como o “carro chefe” das políticas públicas municipais, ou seja, a primeira infância vem sendo prioridade absoluta no âmbito municipal, constituindo-se numa política completa e articulada de atendimento também aos direitos das crianças pequenas com deficiência.