Notícias

Beneficiários do BPC Loas terão que passar por perícia em 2025, afirma ministro do Governo Lula

Ajustes no BPC visam diminuir judicialização, diz Rui Costa

Por redação 28/11/2024 15h03
Beneficiários do BPC Loas terão que passar por perícia em 2025, afirma ministro do Governo Lula
Ministro da Casa Civil, Rui Costa. - Foto: Fábio Rodrigues / Agência Brasil

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, nesta quinta-feira (28) que, em 2025, os beneficiários do BPC passarão por perícia médica, “para garantir que quem tem direito continue recebendo e, eventualmente, quem foi incluído que não tem direito não receba”. As medidas administrativas que endurecem o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) visam garantir o cumprimento da lei e, também, diminuir a judicialização do programa social.

“Se um programa, está na lei, que é para pessoa com deficiência. Se o programa é para deficientes, você precisa saber qual é a deficiência da pessoa”, disse Rui Costa. Atualmente, o programa atende mais de 6,02 milhões de cidadãos de baixa renda (com renda familiar per capita igual ou inferior a um quarto do salário mínimo), entre idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência. Os beneficiários recebem o pagamento de um salário mínimo.

As medidas de endurecimento para acesso ao BPC e ao Bolsa Família fazem parte do pacote de corte de gastos obrigatórios anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na noite desta quarta-feira (27) e detalhado em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28). O ministro Rui Costa e outros ministros da área econômica e da articulação política participaram da coletiva.















*Com informações de Agência Brasil