Notícias

1 ano de União PET: programa palmarino voltado à causa animal é exemplo na região da Zona da Mata

Idealizado por Alane Menezes, esposa de Junior Menezes, o programa abraçou a causa animal e buscou suprir a necessidade de políticas públicas.

Por Redação 05/04/2024 07h07 - Atualizado em 05/04/2024 07h07
1 ano de União PET: programa palmarino voltado à causa animal é exemplo na região da Zona da Mata
1 ano de União PET: programa palmarino voltado à causa animal é exemplo na região da Zona da Mata - Foto: Alan Santos

O programa União PET, idealizado por Alane Menezes, esposa de Junior Menezes, comemorou um ano de lançamento, bem como um ano inteiro de trabalhos e ações realizadas para suprir as demandas da causa animal em União dos Palmares.

À essa altura, o programa, além de alcançar a fundação de sua Casa de Passagem, já castrou mais cerca de 600 animais que estão sob a proteção de tutores de baixa renda, reduzindo a quantidade de animais abandonados nas ruas e também prevenindo possíveis problemas de saúde causados por estes.

Em comemoração, a gestão realizou um momento para relembrar os feitos do programa e anunciar os próximos trabalhos que serão levados à frente.

"A gente tem que abraçar essa causa, eu respeito a vontade dela e digo que conte sempre comigo. Aqui tá o exemplo, renovamos o contrato com a empresa do Alisson por mais um ano, se pudermos vamos renovar por vários anos para que continuemos fazendo bem aos animais de União dos Palmares", afirmou Junior Menezes durante o evento de comemoração.

Entre os trabalhos destacados, comemorou-se a contemplação de mais um bairro, o Santa Maria Madalena, onde será feita a castração de mais animais de tutores de baixa renda, uma vez que o contrato da empresa do Castramóvel, pelo qual o programa atua visitando os bairros, foi renovado por mais um ano. O programa também está investindo na criação de cartões de vacinação dos pets.

No mais, o União PET comemora a assinatura de convênio com o Grupo de Apoio e Proteção aos Animais (GAPA-UDP), grupo que também atuava de forma independente no resgate e proteção de animais de rua, para auxiliá-lo no seu funcionamento e manutenção. E, justamente no que diz respeito aos animais de rua, o programa também trabalha com um projeto de prover pequenos comedouros em empresas, instituições e resistências do município.

Em termos de conscientização, trabalhou-se no lançamento do gibi "Bela Pelas Ruas de União", o qual futuramente será integrado à rede municipal de ensino.