Notícias

Você sabia? Universidade de SP leva nome de Zumbi dos Palmares e dá exemplo nacional em luta contra o racismo

Por Redação 23/03/2024 11h11
Você sabia? Universidade de SP leva nome de Zumbi dos Palmares e dá exemplo nacional em luta contra o racismo
Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo - Foto: Reprodução

O nome de Zumbi dos Palmares, símbolo mundial da resistência da luta contra a escravidão, está presente em várias homenagens pelo Brasil, entre estas, em uma instituição de ensino superior privada de São Paulo, com localização no bairro paulistano Ponte Pequena, sendo este o seu único campus. Zumbi é o maior símbolo histórico de União dos Palmares, capital da Zona da Mata Alagoana, onde se localiza o maior Quilombo das Américas.

Fundada em 2003 pela organização não-governamental Afrobras – Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural, um dos objetivos da faculdade seria o de diminuir a desigualdade entre negros e brancos no ensino superior.

A exemplo de universidades historicamente negras dos Estados Unidos, como a Universidade e Cheyney e a Universidade de Howard, em Washington, a Zumbi dos Palmares se propõe a valorizar, qualificar, capacitar, formar, informar e dar visibilidade ao negro brasileiro.

A instituição oferece cursos de administração, direito, pedagogia, publicidade e propaganda, e tecnólogo em transportes terrestres, todos noturnos. Reúne cerca de 1800 estudantes, dos quais quase 90% são autodeclarados como afrodescendentes. No Brasil, onde os negros são metade da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 4% tem curso superior completo.

Recentemente, a Universidade se uniu à agência de publicidade Grey para a criação de uma bolsa antirracista. A peça foi criada pela estilista Naya Violeta e que, ao ser aberta, mostra uma etiqueta com a lei que pune constrangimento e humilhação a grupos minoritários em estabelecimentos. Além disso, consta um QR Code que direciona para um ambiente de denúncia.

Com isso, as instituições têm como objetivo diminuir casos de racismo em ambientes de consumo.