Notícias

8 de março: conheça o Centro de Referência e atendimento à Mulher de União dos Palmares

O município dispõe do órgão para que sirva de apoio à mulher vítima de quaisquer tipos de violência

Por Redação 08/03/2024 17h05
8 de março: conheça o Centro de Referência e atendimento à Mulher de União dos Palmares
. - Foto: Reprodução

O centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) é o órgão responsável por servir de apoio ao grupo de mulheres vítimas de qualquer tipo de violência. Em União dos Palmares, o CRAM fica localizado no prédio do Centro de Referências Especializado de Assistência Social (CREAS), onde dispõe de uma equipe especializada no atendimento. O município é o único da Zona da Mata que oferta esse serviço especializado.

"O CRAM está pronto para acolher qualquer mulher que sofra violência, seja patrimonial, seja física, psicológica ou sexual. Temos uma equipe com assistentes sociais, psicólogos e advogados prontos e especializados para atender à essa demanda" afirma Naiara Freire, coordenadora de proteção especial.

Para além desses suportes, o CRAM também oferece à mulher vítima de violência um auxílio financeiro para que esta possa se reestabelecer longe do agressor. O aporte financeiro é garantido por meio da Lei 11.340 que assegura um aluguel social custeado pela Secretaria de Assistência a estas mulheres.

No que concerne ao atendimento psicológico, a mulher é direcionada a partir de encaminhamento ou por demanda espontânea, a partir daí, é feito a marcação das consultas semanais para que haja o acompanhamento psicológico adequado. 

"[...] Para que a mulher consiga entender os riscos do qual ela tem vivenciado e para tentar sanar os danos emocionais que ela foi submetida. E semanalmente nós vamos trabalhando com ela essas questões emocionais. As mulheres chegam aqui bastante fragilizadas e aqui além de explicar essa questão emocional nós trabalhamos sobre esse empoderamento feminino." ressalta a psicóloga Priscila Mizael, sobre a importância do acompanhamento psicológico.

É importante ressaltar também que os serviços são realizados de maneira sigilosa para proteção e conservação da integridade das vítimas. Essa forma de atuar é importante para que a mulher se sinta segura no processo de denúncia e também influencia diretamente no aumento das denúncias.