Notícias
Governo Kil é o responsável por avanço na oferta de vagas em creches em União dos Palmares
Antes da gestão do atual prefeito, o município sofria de um déficit absurdo de creches públicas para atendimento às crianças de 0 a 5 anos.

A creche Professora Jandira Muniz Gama, localizada na Várzea Grande, é uma das unidades do município que trabalha com crianças entre 0 e 5 anos de idade. A creche atende hoje a cerca de 147 crianças com equipamento adequado desde berçários a salas de aula para os alunos do pré 1 e 2. Uma outra unidade é a creche Tia Suzete, localizada no conjunto Nova Esperança, que tem capacidade para acomodar 200 crianças, onde dessas, 181 vagas já foram ocupadas.
Essas unidades educacionais CRIA, construídas pelo governo do estado em colaboração com a prefeitura, são, na verdade, geridas e mantidas pela prefeitura do município, que se encarrega de ofertar todo o suporte para manutenção e funcionamento adequados.
Em se tratando de fornecer uma educação infantil de qualidade, as salas são devidamente equipadas de acordo com as idades e necessidades dos respectivos alunos. Além do espaço físico educacional, as creches CRIA contam também com o espaço alimentação, o qual possui uma equipe especializada para a produção de merenda rica em valores nutricionais, garantindo aos alunos uma adequada segurança alimentar.
Em termos de segurança, as creches apresentam também uma rede de proteção que transmite às mães confiança ao deixarem seus filhos sob os cuidados da unidade.
União dos Palmares conta hoje com 5 creches ativas no município que foram construídas durante os últimos anos de gestão do prefeito Kil de Freitas, além das creches CRIA, de colaboração com o Governo do Estado, o próprio município se encarregou da construção de creches a partir de seu recursos próprios.
"Quando assumi em 2017, União não possuía creches, nenhuma creche pública. De lá para cá começamos a investir nas creches, porque União tinha aí uma lacuna, um vácuo muito grande com relação ao atendimento a essas crianças de 0 a 5 anos de idade. Eu iniciei fazendo no mutirão a creche Tia Clemir, construída com recursos próprios, depois conseguimos com o governo do estado a creche CRIA da Várzea Grande, a creche CRIA do Rocha Cavalcante e depois construímos a do Nova Esperança, com recursos do FNDE, e estamos para inaugurar a creche do Newton Pereira até o final do mês." enfatiza o prefeito Kil.
Segundo ele, os planos de expansão das vagas de creches no município não param e a pretensão é de que, até o final do governo, União tenha suprimido por completo a deficiência que encontraram no início da gestão.
"E ainda temos a promessa de mais três creches pelo Governo do Estado e outras cinco pelo município, a partir dos recursos do FUNDEF. Então, uma lacuna que tínhamos na educação, que precisava ser preenchida, uma área importante, porque a gente ajuda às crianças exatamente durante a primeira infância. É o momento que mais precisam de uma alimentação melhor, um atendimento, educação e socialização melhores, dando também condições de tranquilidade às mães e pais para que possam trabalhar. E nós conseguimos de alguma forma resolver grande parte dessa deficiência, a ideia é chegarmos ao final do governo com essa deficiência totalmente de remida." afirma esperançoso o prefeito.