Notícias
UPA Tabuleiro do Martins completa quatro anos de funcionamento com mais de 724 mil atendimentos
Unidade foi construída com recursos do Estado, possui 19 leitos e atende 350 pessoas por dia

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió, completou quatro anos de funcionamento na quinta-feira (14), atingindo a marca de 724.184 atendimentos. A unidade de assistência pré-hospitalar foi inaugurada no dia 14 de dezembro de 2019 pelo Governo do Estado, recebendo investimentos da ordem de R$ 5,1 milhões do Tesouro Estadual.
Além de moradores do bairro Tabuleiro do Martins, onde está localizada, a unidade também é referência para usuários que residem no Clima Bom, Santa Lúcia, Santos Dumont, Cidade Universitária, Fernão Velho, Village Campestre, Santa Amélia e Forene. Devido a sua localização estratégica, às margens da Avenida Durval de Góes Monteiro, principal da capital alagoana, a UPA atende também os munícipes das cidades de Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Pilar e Satuba. A unidade tem capacidade para atender 350 pacientes por dia e conta com 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que os números apresentados pela UPA Tabuleiro do Martins são a comprovação de que a unidade mantida pelo Governo do Estado é eficiente e resolutiva. Qualidades que, na visão do gestor da saúde estadual, se devem à atuação dedicada dos profissionais que atuam nas unidades. “Contamos com uma equipe extremamente comprometida e disposta a consolidar as UPAs como unidades de referência no atendimento pré-hospitalar de urgência. Continuaremos trabalhando firme para aprimorarmos os nossos serviços e, assim, oferecer a todos um atendimento ainda mais eficaz, assim como ocorre há quatro anos na UPA Tabuleiro do Martins”, enfatizou Gustavo Pontes de Miranda.
Acesso ao atendimento
A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e foi aberta para resolver grande parte das urgências, como pressão e febre alta, cortes, infarto, derrame e fraturas. A unidade possui estrutura com raios-x, leitos de observação e de urgência, laboratório de exames por imagem e de análises clínicas, sala de gesso e de nebulização. O atendimento é realizado de acordo com a classificação de risco, e não necessariamente por ordem de chegada, priorizando a gravidade dos casos. Para definir a gravidade de cada caso são considerados parâmetros como intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia e quadro clínico do paciente.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
3Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
6Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
7ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
8Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
9Pastor mirim é proibido de pregar por decisão do Conselho Tutelar
10CBF mantém cores da Seleção, mas camisa vermelha gera memes na web
