Notícias
'Outros países podem aprender e imitar', diz Bill Gates ao elogiar o SUS

O bilionário americano Bill Gates, fundador da Microsoft (MSFT34), elogiou o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil e o programa Bolsa Família em um artigo publicado na terça-feira, 12, em seu blog pessoal, o Gates Notes. No texto, o bilionário sugere o Brasil como exemplo a ser estudado e replicado ao redor do mundo. “Outros países podem aprender e imitar”, diz.
Gates relembra que a história do SUS começa no final da década de 1980, após a ditadura militar que “transformou o Brasil em um dos países menos equitativos do mundo”. Com o Brasil se tornando uma democracia, o SUS nasce e investimentos no sistema impulsionam o acesso da população mais vulnerável a cuidados de saúde.
Em seu artigo, Gates publica dois gráficos onde mostra, na primeira imagem, que o investimento em saúde ocasionou uma queda de 56% na mortalidade infantil. Já na segunda, ele ilustra que a expansão de programas sociais levou a uma diminuição de 18% da população que vive na pobreza.
“Em cerca de três décadas, o Brasil reduziu a mortalidade materna em quase 60%, reduziu a mortalidade infantil de menores de cinco anos em 75% – ultrapassando em muito as tendências globais – e aumentou a esperança de vida em quase uma década. Nenhuma dessas conquistas foi acidental. Em vez disso, são o resultado de investimentos de longo prazo que o Brasil fez no seu sistema de saúde primário", disse Gates.