Notícias

Serra da Barriga pode receber mais de 10 mil pessoas nesta segunda-feira (20/11)

Neste ano, o lugar sagrado conta com uma visita especial do presidente da Fundação Palmares.

Por redação 20/11/2023 16h04 - Atualizado em 20/11/2023 17h05
Serra da Barriga pode receber mais de 10 mil pessoas nesta segunda-feira (20/11)
Milhares de pessoas visitando a Serra da Barriga nesta segunda-feira (20/11) - Foto: Alan Santos / Zona 10

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. Como todos os anos, a Serra da Barriga recebe milhares de pessoas. De acordo com informações, cerca de 20 mil pessoas podem subir a serra para prestigiar a história de Zumbi no Quilombo dos Palmares. Neste ano, o lugar sagrado contou com uma visita especial do  presidente da Fundação Palmares.

Com base em informações da Fundação Cultural Palmares, a Secretaria de Comunicação de União dos Palmares fez um levantamento, que indica que em 2021 no período pós-pandemia até 2023 houve aumento de quase 60% do número de visitantes na Serra da Barriga, reconhecida como Patrimônio Cultural do Mercosul em 2017.

“Geralmente a expectativa para o mês da Consciência Negra, só para o dia 20 de novembro, é que devem subir a Serra em torno de 10 a 15 mil pessoas. Durante a projeção do mês acredito que a gente tenha algo em torno de 20 a 25 mil pessoas que sobem a Serra ”, destaca o secretário de Comunicação de União, Leonardo Bastos.

O secretário destacou que houve uma grande preparação para a data, que envolveu a Prefeitura de União dos Palmares, a Fundação Cultural Palmares e o Governo de Alagoas. Na noite de ontem (19/11), aconteceu o espetáculo Zumbi Vive, que fez parte de uma extensa programação voltada para o Dia da Consciência Negra.

“A própria cidade quando prepara uma programação artística e cultural ela também de certa forma se prepara para recepcionar quem vai participar das manifestações na Serra com a cultura da cidade, para ser acolhido com a cultura afro, de ancestralidade, de história, e todo significado que carrega a Serra em si”, disse o secretário.

“Posso garantir que não só a Serra da Barriga como toda a cidade está bastante integrada junto com a Fundação Palmares e com o governo de Alagoas para receber essas manifestações da melhor forma possível, desde a infraestrutura, limpeza urbana, mobilidade”, destaca o secretário de Comunicação de União dos Palmares.

Leonardo Bastos cita ainda a recuperação do trecho que leva à Serra da Barriga, que recebe melhoria de infraestrutura e retoque de sinalização. “Para poder proporcionar máxima segurança possível para quem for experimentar da experiência do solo sagrado da Serra da Barriga. Os estabelecimentos, hotéis, pousadas, graças a um trabalho de parceria do município e do Estado, receberam capacitação e oficinas para receber o turista da melhor forma possível”, completa Bastos.




















*Com Gazeta Web