Notícias

Serra da Barriga pode se tornar Patrimônio Mundial, afirma presidente da Fundação Palmares

A declaração aconteceu nesta segunda-feira (20/11), durante visita a Serra da Barriga.

Por Zona 10 20/11/2023 15h03 - Atualizado em 20/11/2023 19h07
Serra da Barriga pode se tornar Patrimônio Mundial, afirma presidente da Fundação Palmares
Da esquerda, secretária estadual de cultura Melina Freitas, presidente da Fundação Palmares e governador Paulo Dantas - Foto: Alan Santos / Zona 10

Milhares de pessoas se concentraram na Serra da Barriga nesta segunda-feira (20/11) para celebrar o Dia da Consciência Negra, feriado estadual. Entre os visitantes estava Jorge Rodrigues, presidente da Fundação Cultural Palmares que, na ocasião, também representou o Governo Federal. Em uma de suas declarações, o líder manifestou interesse em solicitar à UNESCO um ofício que torne a Serra da Barriga um Patrimônio Mundial, ou seja, um lugar com importância inigualável para a humanidade.

"O Quilombo dos Palmares já é Patrimônio Brasileiro e da Mercosul. Falta o quê? o Patrimônio Mundial. Aqui é o maior quilombo das américas, o lugar da liberdade. É passar a experiência de Alagoas para o mundo. Então vamos pedir, formalmente a UNESCO, ao lado do prefeito kil e do governador de alagoas, da Mãe Neide que está aqui, pois queremos que esse lugar seja o lugar da humanidade, que representa uma experiência única na zona rural brasileira. É o lugar do meio ambiente, da religiosidade, da cultura e do turismo. Vamos trabalhar juntos", disse Jorge Rodrigues.

Localizada em União dos Palmares, a Serra da Barriga já é Patrimônio Cultural Brasileiro, inscrito no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, desde 1986. Também recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul em maio de 2017. A importância histórica, étnica e cultural do maior Quilombo dos Palmares, que representa a resistência negra contra a escravidão no país, gera, a cada ano, mais visibilidade ao local.