Notícias
Em União dos Palmares, alunas da rede pública municipal recebem absorventes e orientações para combater a pobreza menstrual
Ação da prefeitura visa garantir dignidade menstrual às adolescentes e fortalecer estratégia contra a evasão escolar.

Você sabia que, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), uma entre 10 pessoas em idade menstrual no mundo sofre com o impacto da pobreza menstrual na vida escolar. No Brasil, a Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estima que esse número seja de 1 em 4. Ainda cercada de preconceito e tabus, a menstruação é vista por muitos como algo que deve ser escondido, gerando desconforto e constrangimento, fazendo com que muitas alunas, por faltas de itens básicos de higiene intima, abandonem o convívio escolar.
Foi pensando nisto e com base nas metas para atingir o selo Unicef, que a prefeitura de União dos Palmares, através das Secretarias de Saúde e Educação, está realizando uma roda de conversa para as alunas da rede municipal de ensino com o tema "Dignidade Menstrual". O momento é voltado para instruir nossas adolescentes sobre o processo natural que o corpo da mulher vive todos os meses.
Mediada pelas profissionais da saúde, o momento conta com a participação das técnicas do Núcleo Multidisciplinar da Semed e contempla o direito da criança ao acesso à educação com o fornecimento de absorventes descartáveis para alunas em estado de vulnerabilidade, que deixam de ir à escola no período menstrual por falta de absorventes.

“Nossas estudantes terão todo suporte necessário para conviver naturalmente com a menstruação. Além dos itens de higiene fundamentais para apoio imediato dos que mais precisam, as equipes de saúde junto com as escolas estão dando orientações para desmistificar a discussão e criar um ambiente de convivência ainda mais saudável e acolhedor. Esse é um programa que combate sobretudo a evasão escolar", enfatiza a primeira dama e secretária de assistência social, ativista da causa feminina, Gabriela Yasmine.
Gabriela ainda adianta que outra etapa da ação em articulação saúde e educação também começará a acontecer nas escolas em breve, as rodas de conversa de orientação sobre prevenção de gravidez na adolescência e riscos de doenças sexualmente transmitidas.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
3Governador Paulo Dantas se casa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Maceió
4Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
5Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
6Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
7ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
8Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
9Pastor mirim é proibido de pregar por decisão do Conselho Tutelar
10CBF mantém cores da Seleção, mas camisa vermelha gera memes na web
