Notícias

Eris: Alagoas confirma primeiro caso da nova variante da Covid-19

O paciente infectado já está recuperado da doença.

Por Cada Minuto 28/09/2023 21h09
Eris: Alagoas confirma primeiro caso da nova variante da Covid-19
Teste para detecção da Covid-19 - Foto: Internet/Reprodução

Alagoas registrou o primeiro caso da variante EG.5 (conhecida como Eris) da Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta quinta-feira (28). O paciente infectado já está recuperado da doença.

Segundo informações da Sesau, o paciente tem 73 anos e reside em Arapiraca, Agreste do estado. A pessoa foi infectada em julho, quando foi apontado que ela estaria com Covid-19. A mostra do material biológico foi recolhida pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen) e enviada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para sequenciamento genômico. Lá foi identificado que o paciente alagoano estava com a variante Eris.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a Eris, até o momento, não demonstrou maior gravidade ou risco significativos, como outras variantes da Covid-19. No entanto, a subvariante EG.5 escapa do sistema imunológico de forma mais fácil, mas não implica em doenças mais severas, e o aumento de hospitalizações no Reino Unido não resultou em casos graves de UTI.

O primeiro caso da Eris no Brasil foi registrado no dia 18 de agosto, em São Paulo.

De acordo com a OMS, a EG.5 é uma subvariante da Ômicron, que foi identificada pela primeira vez em fevereiro de 2023.

Logo que confirmou o 1º caso da Eris em Alagoas, a Sesau reforçou que as medidas conhecidas da população continuam sendo fundamentais, incluindo a higienização das mãos, a etiqueta respiratória ao tossir e espirrar, além da vacinação contra a Covid-19.

Alagoas soma, desde março de 2020, 340.929 casos confirmados de Covid-19 e 7.302 mortes em decorrência da doença.