Notícias

Eleições para conselheiros tutelares em AL serão fiscalizadas pelo Ministério Público Estadual

Por redação 25/09/2023 14h02
Eleições para conselheiros tutelares em AL serão fiscalizadas pelo Ministério Público Estadual
Ministério Público de Alagoas - Foto: Divulgação

Pela terceira vez na história o Brasil haverá uma data unificada para a eleição dos conselhos tutelares existentes em todos os estados da Federação. No próximo domingo (1), apesar do voto ser facultativo, os eleitores poderão ir às urnas para escolher cerca de 30,5 mil novos conselheiros que vão compor os 6,1 mil colegiados espalhados por todas as regiões do país.

Por meio da Portaria PGJ nº 499/2, o subprocurador-geral Administrativo-Institucional, Lean Araújo, que já havia sido designado para coordenar o Grupo de Apoio Institucional de Fiscalização das Eleições dos Conselhos Tutelares de Alagoas, designou 73 promotores de Justiça para atuarem no pleito deste fim de semana.

Outra Portaria, a de nº 500/23, convocou todos os analistas, técnicos e assistentes de promotoria vinculados aos promotores de Justiça designados para também trabalharem no dia 1º de outubro. E, por fim, a Portaria PGJ nº 501/23 estabeleceu a equipe formada pelos promotores de Justiça Humberto Bulhões e Edelzito Andrade, chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e titular da 28º Promotor de Justiça da Capital e assessor especial da PGJ, respectivamente, além das servidoras Amanda Cury e Roseane dos Santos para funcionarem em regime de plantão, durante o período das eleições.

O interior também estará sendo acompanhado pelo MPAL. Os promotores naturais de cada promotoria vão estar nas suas cidades para fazer o trabalho fiscalizatório. Por lá, a concorrência será para os outros mais de 575 cargos dos demais 115 conselhos tutelares. O processo de escolha dos novos conselheiros vai acontecer das 08h às 17h em todo o estado.

Urnas eletrônicas


Este ano, 78 municípios no estado farão uso de urnas eletrônicas. Maceió, mais uma vez, fará o processo por meio de urna de lona e terá o processo de apuração de forma manual.

*Com Assessoria