Notícias

Surto de meningite em Maceió preocupa à população alagoana

Por Maria Eduarda Carvalho 18/09/2023 17h05 - Atualizado em 22/09/2023 11h11
Surto de meningite em Maceió preocupa à população alagoana
. - Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

Na última sexta-feira (15), representantes das secretarias Municipal e Estadual da Saúde, e o Ministério da Saúde, reconheceram o surto de meningite meningocócica em Maceió, deixando a população do estado preocupada.

De acordo com um boletim da Secretaria de Saúde, até o dia 12 de setembro haviam sido registrados em Alagoas 29 casos da doença, sendo 7 deles em Maceió e 11 mortes.

De acordo com Aleyne Andrade, enfermeira e coordenadora do programa Municipal de imunização, devido a esse aumento de casos, aumentou também à procura para avaliação e atualização da carteira de vacinação, mesmo com nenhum caso em União dos Palmares.

Ainda segundo a coordenadora, a vacinação realizada pelo Sus nos postos de saúde de todo o Brasil é contra a meningite do tipo C. A vacina meningo C para crianças de 3 meses, 5 meses e um ano, para até crianças menores de 5 anos, e a ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias.

Apesar do Sus oferecer vacinação, o surto que está acontecendo em Maceió e a maioria dos casos positivos da meningite foram por bactéria do tipo B, a vacina contra esse tipo só é oferecido em território nacional na rede particular.

A forma com que estão cuidando e prevenindo desse surto em União dos Palmares é, “Fazendo busca ativa em parceria com os agentes comunitários de saúde do município para avaliarmos e atualizarmos as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes. Assim como orientações e informações pertinentes a realidade dos fatos, no que diz respeito aos casos de meningite em Alagoas.”, finalizou Aleyne.